Objetivo Principal da Igreja do Senhor Jesus Cristo:
Texto Bíblico: Mc 16, 15 - 18
“Disse Jesus: IDE por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão.”
Introdução:
Pretendo neste estudo bíblico, abordar o tema “Missões e Evangelização”, o grande desafio da Igreja de Jesus Cristo nesses dias tão difíceis e trabalhosos que estamos vivendo.
Como diz o texto em Marcos, Jesus após ter sido ressucitado aparece aos discípulos e ordena que continuem a realizar a obra que ele mesmo havia começado, a pregação do Evangelho por todo o mundo
O propósito fundamental ou objetivo da Igreja aqui na Terra é este, Anunciar o Evangelho a toda criatura. Somos a agência de Deus, os representantes dele e temos a mensagem mais importante e poderosa que este mundo jamais ouviu.
1. Entendendo o real significado de Missões e Evangelização:
Primeiramente vamos entender qual o significado dessas duas palavras, missão e evangelização:
MISSÃO = Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo; comissão diplomática; obrigação e dever.
EVANGELIZAÇÃO = Pregar o Evangelho ( boa novas de Jesus Cristo ); apostolar; discipular; ensinar e doutrinar.
Jesus disse, Pregai o Evangelho:
PREGAI O EVANGELHO : Anunciar o Evangelho; declarar publicamente; proclamar. O arauto deve fazer um anúncio de uma mensagem oficial e emitir quaisquer exigências que a mensagem vincule. O arauto cristão deve proclamar a mensagem de salvação, através de Jesus Cristo e emitir um apelo ao arrependimento e ao recebimento do perdão dos pecados.
2. Os missionários da Bíblia:
Observamos na Bíblia Sagrada que Missões sempre esteve presente na história, observamos alguns missionários:
a) ENOQUE: Profetizou dizendo, eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos ( Jd 14 );
b) NOÉ: Foi um pregoeiro da justiça ( 2 Pe 2, 5 );
c) MOISÉS: Pregava ao povo de Israel ( Ex 29 );
d) ISAÍAS: Aceitou o chamado de Deus, ele disse: Eis-me aqui, envia-me a mim ( Is 6, 8 );
e) JONAS: Deus disse a ele: Levanta-te, e vai à grande Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse ( Jn 3, 2 )
f) JESUS CRISTO: Ele pregou: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim ( Jo 14, 6 );
g) FILIPE: Ele pregava dizendo, Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José ( Jo 1, 45 );
h) A MULHER SAMARITANA: Ela disse, Porventura não é este o Cristo ? ( Jo 4, 29 );
i) OS DISCÍPULOS: Pedro e os demais iniciaram a obra da Igreja na Terra ( At 2, 37-47 ).
3. O início da Igreja Primitiva.
Para entendermos o real objetivo da Igreja aqui na Terra, vamos observar através da Bíblia Sagrada o início da Igreja Primitiva; seus desejos, métodos e suas ações.
Jesus disse aos discípulos para não se ausentarem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai e que do alto seriam revestidos de poder ( Lc 24,49 e At 1,4 ).
Vejamos o que Jesus disse em At 1,8 : “ Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas TESTEMUNHAS, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até os Confins da Terra ”.
Observe o significado da palavra testemunhas:
TESTEMUNHAS = Dar testemunho sobre; Comprovar; Presenciar; Manifestar; Depor. Se for preciso, até morrer pela causa do Senhor Jesus Cristo ( Martírio ).
E Jesus disse que depois que recebessem o poder, ou seja, o Batismo com o Espírito
Santo, eles seriam as suas testemunhas em todo o mundo, vejamos:
JERUSALÉM = Era a cidade onde estavam ( Ex: Jataizinho, Londrina, Curitiba ).
JUDÉIA = Vamos representar o estado ( Ex: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro ).
SAMARIA = Vamos representar o país ( Ex: Brasil, Chile, Estados Unidos, Israel ).
CONFINS DA TERRA = Todo o mundo ( Todos os países e continentes do planeta Terra ).
Assim nasceu a Igreja Primitiva, o verdadeiro corpo de Cristo, muito diferente desta que estamos vendo hoje em dia, onde pastores materialistas não estão guiando suas ovelhas da maneira correta e onde um fracasso espiritual está percorrendo pelo país e pelo mundo.
Por este motivo que resolvi através da direção do Espírito Santo, escrever este artigo e a minha oração é que Deus transforme vidas e que pessoas sejam tocadas a fazerem missão enquanto é tempo.
A Bíblia diz que os irmãos primitivos estavam reunidos em um mesmo lugar, chamado de cenáculo ( a multidão era de quase 120 pessoas ), era o Dia de Pentecostes, festa tradicional de Israel que reuniu na cidade muitas pessoas do país inteiro para celebrarem à Deus, e enquanto isto os irmãos simples e que ninguém dava-lhes valor estavam em oração esperando a promessa do Senhor e naquele dia todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, cumprindo a promessa feito por Jesus Cristo.
Após o batismo, Pedro é o primeiro que se levanta, o mesmo anteriormente que não teve coragem de orar para sua sogra que estava com febre e aquele que negou o Senhor Jesus por 3 vezes, agora com autoridade ele começa a pregar a Palavra de Deus e quase 3 mil almas aceitam ao Senhor Jesus como o Salvador da suas vidas.
A Igreja nasce e começa a praticar o que Jesus havia ordenado. A Bíblia nos diz que eles oravam, jejuavam, estavam em comunhão e pregavam por todos os lugares (At 2,42-43; At 4,31). Muitos sinais aconteciam ( curas, milagres e libertações ) e logo os convertidos chegaram a quase 5 mil almas. ( At, do cap. 1 à seguir ).
3. O grande missionário Paulo.
Vale a pena citar neste estudo a vida do apóstolo Paulo, um grande homem de Deus que contribui muito para o avanço da Igreja.
Saulo de Tarso, antes de se converter era um perseguidor da Igreja, depois do encontro com Cristo ele se torna Ministro do Evangelho, um grande apóstolo e o maior missionário que a Bíblia nos mostra. Ele cumpriu no seu ministério 3 viagens missionárias por todo o mundo e ainda mais uma partida para Roma; sofreu muitas lutas; foi perseguido; teve aflições; foi preso e teve que passar por um naufrágio. Este homem não desistiu de sua tarefa ( ele tinha a visão missionária ).
No final de seu ministério, ele escreve: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” ( 2 Tm 4,7 ).
4. A Igreja nos Tempos Modernos.
Vamos agora meditar um pouco sobre homens cristãos que pelos tempos modernos da Igreja também aceitaram este desafio de pregar o evangelho e passaram por grandes perseguições realizadas pelos Judeus e Imperadores Romanos, mas que não desistiram de seus objetivos e alcançaram grandes feitos para o Senhor Jesus Cristo.
Não podemos esquecer dos nossos pais, homens valentes e que sabiam qual era a função da Igreja na terra:
a) POLICARPO: O Bispo de Esmirna que foi discípulo do apóstolo João, um homem que foi perseguido pelo Imperador e queimado vivo. No último dia da sua vida foi oferecido a liberdade se ele negasse o nome de Cristo, mas ele responde: “86 anos faz que sirvo a Cristo e Ele nunca me fez mal, como poderia eu, agora, amaldiçoá-lo, sendo Ele meu Senhor e Salvador?”
b) INÁCIO: O Bispo de Antioquia que foi jogado entre as feras para ser morto. No momento de sua morte, ele disse: “Vinde feras, estraçalhai-me, quebrai-me os ossos, triturai-me, deixai-me apenas que eu me una a Cristo”.
c) JERÔNIMO SAVANAROLA: Um italiano que foi queimado em praça pública, por ordem do papa. Ele pregava os erros da Igreja Católica Romana.
d) MARTINHO LUTERO: O grande Reformador Protestante que criou às 95 teses que diziam, “Cristo requer o arrependimento dos pecados e não a penitência”. Ele evangelizava, profetizava, falava em línguas e interpretava-as, era revestido dos dons do Espírito Santo.
e) JORGE WHITEFIELD: 10 mil penitentes responderam ao apelo feito por este homem, e entregavam suas vidas à Jesus Cristo. Sempre pregava chorando e como que nunca mais os ouvintes tivessem uma outra oportunidade de aceitar ao Senhor Jesus Cristo.
f) JORGE MULER: Leu a Bíblia cerca de 200 vezes ( sendo 100 vezes de joelhos ). As suas metas eram: auxiliar estudos bíblicos e escolas dominicais, espalhar as escrituras e aumentar a obra missionária.
g) D. L. MOODY: O maior pregador do século XIX. Teve em seu ministério um total de 500 mil almas ganhas para Cristo.
5. Vamos aceitar este desafio? Vamos Evangelizar e fazer Missões?
Gostaria de pedir aos amados irmãos que estão estudando este tema, que apenas leiam a Bíblia Sagrada e se possível o livro de Atos dos Apóstolos, onde está recheado de missões e evangelização.
Vamos nos unir e fazer a obra do Senhor Jesus, muitas almas estão morrendo, indo para o inferno e chegará um dia que Ele vai perguntar para Igreja: Quantas almas ganharam para mim ?
Este trabalho tem 3 formas de se realizar: indo para o campo, contribuindo e orando.
a) CAMPO: Não é um trabalho só para os Pastores e Evangelistas, mas qualquer um de nós que tem o chamado de Deus para sair por todos os lados e pregando sua Palavra, seja evangelizando em sua cidade, estado ou país e fazendo missões por todo o mundo.
Assim devemos partir para o campo ( o mundo ) e ir de encontro com as pessoas, levando um único objetivo, ganhar almas para o Senhor Jesus Cristo. Esta obra não gera posição social ou ministerial e nem lucros financeiros, pelo contrário somos perseguidos e humilhados até por parte dos líderes das igrejas e ainda ás vezes temos que investir materialmente nesta obra, mas nosso galardão, prêmio e coroa está no céu com Jesus, onde um dia Ele nos dará.
b) CONTRIBUINDO: Esta segunda forma de fazer missões qualquer um de nós pode fazer, sendo um contribuinte ( doando ofertas financeiras e materiais para os serviços da obra de Deus). Lembre-se de At 2,44-47.
c) ORANDO: Esta é a função que todos nós cristãos tem por obrigação de cumpri-la. Orar para aqueles que estão no campo e para os contribuintes.
Conclusão:
Concluo dizendo que os dias atuais estão nos apresentando muitas decepções por parte das igrejas cristãs, alguns líderes estão desviando esta função primordial da Igreja na Terra, porém eu e você podemos ser instrumentos para não deixar isto acontecer e investir em missões e evangelismo, Jesus conta contigo!!!
É sua e minha obrigação:
Vamos pregar o Evangelho e ganhar almas para o Reino de Deus !!!
PARA MEDITAÇÃO:
“Filhinhos, é já a última hora” ( 1 Jo 2,18 )
“A Seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros” ( Mt 9,37-38 )
“Vede as terras, que já estão brancas para a Ceifa” ( Jô 4,35)
Você Sabia ?
1) Das 6.528 línguas e dialetos do mundo, mais de 4.000 não tem nada das Sagradas Escrituras;
2) 85.000 pessoas morrem por dia sem nunca terem ouvido o Evangelho;
3) Somente 4% de nossas rendas são aplicadas em evangelismo, e 1% em missões transculturais;
4) Somente 1% dos missionários do mundo estão entre os povos Não Alcançados;
5) Há somente 1 missionário para cada 1 milhão de muçulmanos;
6) Existem 520 milhões de favelados em condições sub-humanas;
7) 100 milhões de crianças vivem nas ruas e de cada 5 nascidas, 2 são abordadas;
8) Islamismo é a religião que mais cresce no mundo.
Autor: João Paulo Fidelis